
Nós lutamos bastante para ser disciplinados, porque quando, em muitas vezes, não somos, acabamos tendo problemas. Estudar, trabalhar, produzir, fazer atividades físicas, cuidar das nossas coisas, tudo isso depende de disciplina. As pessoas disciplinadas são mais produtivas e mais confiáveis. Elas passam uma coisa boa para as demais, que passam a gostar de estar ao lado delas.
Analise como está seu grau de disciplina. Isso pode ser verificado, especialmente, observando a maneira como você lida com seus compromissos, com seus horários, com suas responsabilidades em geral. Também como você cuida da sua saúde e das suas coisas pessoais.
Em latim, "disciplina" significa "ensino". É por isso, que usamos esta palavra (disciplina) para se referir a algumas áreas do conhecimento, como matemática, história, biologia, etc. Neste sentido, há uma conexão entre disciplina e o aprendizado.
Para a sua rotina pessoal, a disciplina aumenta a nossa capacidade de aprender e, a partir disso, realizar. Quem se disciplina, torna-se, ao mesmo tempo, mestre e aprendiz. Pessoas disciplinadas se tornam mestres do seu próprio aprendizado: aprendem, produzem, criam, alcançam os resultados que sonham.
Os disciplinados se tornam pessoas menos dependentes. Aprendem a agir de maneira própria e ajudam a se organizar e evitar pressões externas e sofrimentos futuros dos sonhos não realizados e de frustrações provocadas por falta de planejamento.