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8 de junho de 2015

DICAS DE SUCESSO PARA ABRIR O PRÓPRIO NEGÓCIO

O que falta para você abrir o seu próprio negócio? Dinheiro, coragem, oportunidade, capacitação, tempo, são alguns dos fatores mais respondidos pelas pessoas que tem interesse em ser o seu próprio patrão. 

O êxito do negócio não depende somente de dinheiro, do capital inicial. Ele é essencial, mas não é definidor, nem garantidor de sucesso.

O primeiro erro dos que se candidatam a iniciar um empreendimento está na escolha do negócio. Por não pesquisar, planejar bem o que vai fazer, muita gente acaba usando seus recursos em escolhas de negócio que não são viáveis. A escolha do negócio deve levar em consideração não só as vontades do empreendedor mas as vantagens e expectativas do mercado. 

Quando o empreendedor não está capacitado (possuidor de conhecimento e habilidades), ou bem assessorado, o dinheiro pode servir apenas para gerar novas dívidas.

Veja algumas dicas essenciais para o seu negócio !

Começar com um pequeno ou grande negócio?


A maneira mais segura, menos arriscada de começar uma negócio, é de modo bem pequeno e muito bem planejado. Existe uma grande diferença entre ideia e oportunidade de negócio. Uma ideia na cabeça não quer dizer que um empreendimento terá sucesso. 

Para que seu empreendimento tenha sucesso, algumas análises são fundamentais: avaliar as oportunidades, quais serão seus concorrentes, seu fornecedores e seus consumidores. A partir disso, faça um planejamento e veja se, de fato, a sua ideia tem possibilidades de se tornar em um negócio que te recompense com o lucro pretendido.

Alugar um local de funcionamento ou começar em casa?


É interessante começar o negócio em casa por uma questão de gestão. Gerir uma negócio nos seus domínios, faz com o que seus custos operacionais sejam menores do que seriam em um local alugado. Consequentemente te possibilita ter uma flexibilidade no seu preço de venda e uma lucratividade maior.

Qual deve ser o foco inicial?


Vender produtos ou prestar serviços? Hoje em dia, é interessante que uma empresa tenha como direção o senso de competição. Ser uma empresa competitiva, significa ser uma empresa que tem como meta, sempre oferecer mais benefícios aos clientes. 

Observa-se que hoje, grande empresas hoje fornecem produtos e mão de obra como um mix, um agregado. O empreendedor deve planejar isso. existe o momento certo do empreendedor aumentar o seu mix de produtos e agregar mais serviços da empresa. Isso deve ser levantado no plano de negócios.

Capital de investimento


Deve-se tomar muito cuidado com a origem de todo recurso que será usado no negócio. Principalmente, em se tratando de empréstimo, o empreendedor deve tomar muito cuidado! O empréstimo apenas é útil e saudável ao seu negócio, se você tiver a certeza que terá lucro futuro para pagar esse empréstimo. 

Quem deve pagar os compromissos financeiros do seu negócio deve ser sempre o empreendimento ao qual você está gerindo, que deve gerar um faturamento, viável de te remunerar e pagar todas as despesas relacionadas aos investimentos. 

Com definir o público alvo?


Para se segmentar o público alvo, deve-se levar em consideração algumas variáveis: geográficas, psicográficas e comportamental. O mercado deve ser entendido como uma fatia de uma pizza (parte de uma pizza de vários sabores). 

Pergunte, que fatia dessa pizza eu vou querer? Ou como um funil, em que na sua extremidade menor, somente passa o que você deseja. Neste sentido, você deve pensar: qual é a classe social da pessoa que vai comprar o meu produto? Qual o status de consumo? Levantar esses e outros questionamentos que te dê uma ideia básica de qual será o público que você vai atender.

Estabelecimento de metas


A determinação da meta não deve se resumir em aumentar o faturamento. Ela deve ser específica e mensurável. Deve-se avaliar quanto será usado de recurso humano, recurso financeiro, para atingir tal meta específica. Deve ser uma meta alcançável, definida analisando as reais possibilidades do seu negócio. 

Não adianta estabelecer uma meta que não é possível de atingir, pois poderá gerar várias decisões erradas e uso inadequado dos recursos. É importante, também, estabelecer o horizonte de tempo para ser atingida: atingir faturamento X, no ano X, no dia X.