_

1 de junho de 2015

MOTIVAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL

Como motivar o ser humano? É importante lembrar, primeiro, que motivação significa ter motivos, ter razões para fazer alguma coisa ou deixar de fazer. Nesse sentido, a motivação é como uma força interior, ou seja, que está dentro de cada pessoa.

Ela se modifica a cada momento de nossas vidas e é fator responsável pela direção e intensificação de nossos objetivos.

Assim, erramos ao dizer que alguém nos motiva ou desmotiva, pois a motivação depende do estado emocional que a pessoa se encontra no momento de agir.



Veja 3 hábitos que tiram a sua motivação pessoal e profissional e 3 dicas para superá-los:


1- Comparar-se com os outros e sentir-se inferior

É comum ao nos comparar com outras pessoas, nos sentir menos inteligentes, meus capazes, etc. Ou seja, descarregamos a nossa energia boa e diminuímos nosso entusiasmo.

Qual é a dica? Use comparações apenas como referência para a sua autoavaliação. Compare-se para ter a certeza que você é capaz de atingir aquilo que almeja. (Se alguém conseguiu chegar lá, porque você não pode conseguir?). Use as comparações como estímulo.

2- Mania de perfeição

O perfeccionismo indica uma pessoa muito crítica, inclusive com sigo mesma. Isso reflete em um comportamento pessoal de sempre querer controlar as coisas e o torna sempre insatisfeito com o que você faz.

Qual é a dica? Procure sempre estar feliz, grato, mas não acomodado. Busque ser cada dia melhor do que antes, mas não insatisfeito. Se percebeu que poderia fazer algo melhor, não se culpe por isso, mas faça o seu melhor agora.

3- Falta de autoconfiança

A crença de que você não é capaz reduz as suas capacidades, prejudica os seus potenciais, faz com o que a maior parte do que se propõe a fazer, não dê certo. Nesse estado emocional, tarefas fáceis se tornam complicadas.

Qual é a dica? Foque a sua mente em suas habilidades, explore aquilo que sempre te deu orgulho. Não fique lembrando das coisas que sempre deram erradas. Não se coloque no papel de vítima, que acha que tudo sempre acontece de forma negativa com você.