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2 de julho de 2015

VEJA COMO FAZER O SEU MARKETING PESSOAL

Marketing Pessoal é um conjunto de ações e atitudes que o profissional (você) adota com a finalidade de revelar o que você tem de melhor para oferecer a empresa que você trabalha ou ao mercado de trabalho e criar um relacionamento de confiança.

Se nós olharmos para habilidades e competências nossas, como sendo seu produto, o seu planejamento de marketing pessoal vai incluir ou deve incluir o aperfeiçoamento dessas habilidades, que formam seu produto. 

Vai incluir a criação de valor e de relacionamento de pessoas que ajudem a promover a sua marca pessoal e a entrega dessas competências e habilidades na forma de serviço para seu público, para o seu "mercado".


Primeiro passo


O primeiro passo é ter um produto para vender. Neste caso, as suas habilidades. Você não pode partir para um mercado confiando apenas na aparência, que é o que geralmente as pessoas fazem. Não se deve pensar apenas em termos de aparência para fazer o marketing pessoal. 

Se você não tiver algo a mostrar, algum conteúdo além da aparência, suas possibilidades de carreira ficaram muito limitas. Principalmente porque a aparência se acaba, desaparece com o tempo. Já o conhecimento, não. O conhecimento e a sabedoria aumentam com o tempo. 


Bagagem de conhecimento


É importante que o profissional trabalhe sua bagagem de conhecimento. Que é aquilo que ele realmente tem para fazer a diferença na sua carreira de longo prazo. Para isso ele tem que trabalhar direito o seu produto, que é a sua bagagem intelectual, suas habilidades, suas competência, e ele deve fazer com que as pessoas saibam que ele existe. Criar situações que sejam de valor para que pessoas possam fazer indicação desse profissional e querer fazer a promoção desse profissional.


Estratégia básica


No marketing pessoal, falar demais de si mesmo cria uma imagem negativa. Não significa fazer propaganda de si mesmo. Significa que os outros façam propaganda de você. É desenvolver a atenção das pessoas, para que elas falem bem de você. 

A estratégia básica é cuidar muito bem do caráter, das atitudes, dos rastros que a gente vai deixando por onde quer que a gente passe. Afinal de contas, se o profissional tiver falhas que comprometam seu produto (sua imagem), ele não pode dizer que está sob nova direção, ou que tem nova fórmula para o seu produto, como se fosse um estabelecimento comercial.


Importância do Conteúdo


O marketing pessoal pode contribuir muito com a sua carreira, se não for confundido com propaganda ou com o "querer aparecer". Embora o profissional precise se expor para ficar conhecido, é muito melhor que os outros falem dele, do que ele fale de si próprio. Tentar vender um produto de forma agressiva, querendo "empurrar" para as pessoas, é diferente de você tentar vender a si mesmo de forma agressiva. 

Num primeiro momento, a pessoa pode até ficar com o seu produto, mas, no longo prazo, as qualificações e competências pessoais serão cobradas. Quem contrata o profissional, fará cobranças nesse sentido. Lembre-se que as empresas contratam pessoas para terem retorno financeiro, é isso que o profissional deve mostrar já no primeiro omento.


Reputação


Do jeito que nós todos hoje temos acesso a informação, fica muito difícil de um profissional mostrar o que ele não é, ou criar uma imagem falsa de si mesmo. De maneira que pessoas são facilmente desmascaradas. A imagem do profissional deve refletir aquilo que ele é, realmente. A transparência, a ética e a honestidade são requisitos cada vez mais importantes na vida de um profissional.