_

3 de julho de 2015

COMO ORGANIZAR O TEMPO E MONTAR UMA GRADE DE ESTUDO PARA CONCURSO PÚBLICO

Muita gente que pretende ser funcionário público e ter maior estabilidade financeira, trabalha, estuda, tem outras atividades no dia a dia. Há algum segredo para dividir o tempo e ter sucesso em um concurso público?

É importante o candidato pensar que o sucesso em um concurso público deve ser encarado como um projeto, não de curto, mas de médio prazo. O candidato deve se conscientizar que é preciso se organizar e se disciplinar à organização que ele criará para estudar. Organizar o tempo e colocar uma meta, que é a aprovação no concurso.


Primeiro Passo

O primeiro passo para se organizar é definir as prioridades. O que naquele momento é mais importante para o candidato: trabalho, faculdade, concurso. E colocar o concurso no seu local adequado. A partir do momento que se coloca o concurso como prioridade, o candidato vai organizar o seu horário.


Organizar horários e otimizar o tempo

A dica básica é montar uma grade de horários que organize os dias e os horários de estudos do conteúdo (matérias) da prova do concurso. Esta organização de horários tem de contemplar as horas que o candidato está trabalho, está na faculdade, ou que está exercendo qualquer outra atividade, e identificar quais são os horário vagos que normalmente não são aproveitados, e que podem ser usados para o estudo. 

Além de poder otimizar tempo: por exemplo, estudar no tempo em que o candidato usa para deslocamento de casa para o trabalho, ou de casa para faculdade, e vice versa. Nesse sentido, ele pode ouvir uma aula usando o celular, ou ler a apostila do conteúdo, etc.

Estudar por conta própria

Existem muitos candidatos que são aprovados em concursos, mesmo sem fazer curso preparatório. Isso requer maior disciplina e maior esforço intelectual. Para esses casos, é importante que o candidato que resolva estudar por conta própria, trabalhe melhor a teoria, adquirindo um bom material de estudo, como também fazer questões de provas de concursos anteriores. 

A procura de um direcionamento do que é mais cobrado, nesse caso, é muito importante, pois ajudará também a otimizar o estudos, de forma a indicar ao candidato o que ele deverá priorizar na hora dos estudos. Muitas das vezes o conteúdo da apostila que o candidato está usando é extenso, e muitas vezes parte do conteúdo normalmente não é cobrado na prova.